Sem dúvida alguma, o maior sonho de muitos brasileiros, ainda mais em tempos de crise e desemprego, é se tornar funcionário público, pois além de alcançar a tão sonhada estabilidade na carreira, os servidores tem ainda dezenas de vantagens sobre os trabalhadores da iniciativa privada, como por exemplo, vencimentos mensais muito maiores se comparados à cargos do mesmo nível.
É claro que existem também algumas “adversidades” ou deveres melhor dizendo, como não ser improbo, ou seja, há uma linha tênue que os servidores devem seguir para não perderem seus cargos ou funções e assim não comprometer sua estabilidade. Não ser improbo é não cometer improbidades administrativas, ou seja, atos que não são próprios e corretos do servidor.
Com o objetivo de se aproximar cada vez mais de seus funcionários, dando-lhes todas as condições de exercer suas atividades com tranquilidade, as administrações estaduais, de diversos estados, passaram a oferecer ferramentas para esta aproximação, ouvindo suas queixas, reclamações, dúvidas, sugestões, entre outros, facilitando a vida de todos.
Tal aproximação se deve principalmente pelo fato de que tais administrações esperam oferecer cada vez mais serviços e atendimento de alta qualidade, e para isso, seus servidores precisam estar totalmente motivados e terem suas tarefas reconhecidas quando bem realizadas, pois realmente são fundamentais.
Tudo isso que comentamos anteriormente vem ocorrendo no estado do Maranhão, onde, com o objetivo de se aproximar dos servidores públicos do estado e oferecer-lhes serviços mais rápidos e eficientes, que realmente facilite suas vidas, foi criada uma excelente ferramenta online, que centraliza serviços e informações diversas. Falamos aqui do Portal do Servidor do Maranhão.
Por meio deste portal online, a SEGEP (Secretária de Estado de Gestão e Previdência), realiza toda a integração do projeto de modernização dos sistemas de relacionamento com seus servidores. O site atualmente disponibiliza um layout mais moderno e mais “clean”, facilitando o acesso de forma intuitiva.
Deste modo, através de um único acesso, via número do CPF, os funcionários públicos do estado tem a possibilidade de consultar online muitos serviços oferecidos naquele local.
Como exemplos de serviços online possível, citamos a consulta ao extrato do Imposto de Renda, consulta à ficha financeira, recadastramentos em geral, emissão de declarações de rendimentos, consultas à Ouvidoria, o projeto Escola do Governo, validação de documentos, identidade funcional, entre diversos outros.
Porém, entre todos os citados anteriormente, aquele que tem maior utilidade prática e é o mais utilizado por todos, é o serviço que permite aos usuários do Portal do Servidor do Maranhão fazer a emissão e a impressão do seu contracheque (ou holerite) daquele determinado mês que o mesmo precisa consultar.
Tal funcionalidade permite aos usuários uma visualização muito mais rápida de suas informações funcionais, seja qual a necessidade.
Assim, se por qualquer que seja o motivo você ainda não usa a ferramenta por não saber como fazer sua consulta ou por ter dificuldade, confira na sequência como fazer uma consulta.
Portal do Servidor do Maranhão – Veja Como é Fácil Emitir seu Contracheque
Seu primeiro passo é acessar o site oficial do Portal, que é o www.segep.ma.gov.br.
Já na página inicial, encontre a opção “Contracheque”, presente na região central da página. Neste local você verá duas linhas em branco, preencha-as portanto com suas informações pessoais de acesso (CPF e senha cadastrada) e clique na sequência no botão “Entrar”. Confira abaixo uma imagem ilustrativa:
Se este for seu primeiro acesso ao Portal do Servidor do Maranhão ou caso tenha esquecido sua senha de acesso aos serviços, será necessário realizar o cadastro de senha nova. Para isso, utilize a opção “Recuperar Senha” ou então ligue para o número indicado abaixo para isso:
Depois de realizar o cadastro ou recuperar a senha, volte novamente para página inicial e informe corretamente os dados indicados. Pronto, ao clicar em “entrar”, você já terá acesso ao sistema interno e poderá emitir e imprimir seu contracheque.
Como Entrar em Contato Direto com a SEGEP
Procedendo corretamente, da forma que mostramos acima, você terá rapidamente em mãos seu contracheque daquele determinado mês que necessita.
Porém, apesar de ser simples o processo todo, muitos ainda tem dificuldade em acessar os serviços que necessitam. Portanto, caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato conosco enviando um comentário abaixo que responderemos todos, mas se preferir, entre em contato com a SEGEP pelos seguintes números:
- (98) 3131-4191
- (98) 3131-4192
Veja também:
- Portal do Servidor MA – Como Emitir Contracheque Online e Utilizar os Demais Serviços
- Portal do Servidor MS – Veja Como Emitir Contracheque Online
- Portal do Servidor DF – Veja Como Emitir Seu Contracheque Online
- Portal do Servidor RJ – Como Emitir Contracheque Online
- Como Emitir Contracheque e Utilizar os Demais Serviços Online Disponíveis no Portal do Servidor Goiás
- Portal do Servidor Pará – Como Emitir Contracheque Online