O memorando é um documento muito importante, pois é uma espécie de gênero de texto que se constitui de características específicas para sua elaboração, sendo muito utilizado como forma de comunicação entre unidades, divisões, áreas específicas e setores de uma determinada organização.
De forma geral, podemos resumir dizendo que este documento trata da comunicação interna que veicula entre as unidades administrativas de empresas e órgãos públicos, sendo feito de modo expresso e formal, sendo muito eficiente portanto na transmissão de dados e informações relevantes.
Um dos traços mais marcantes entre os diversos modelos de memorando é que eles são marcados por sua objetividade, ou em outras palavras, ele é usado para se realizar um discurso marcado por uma linguagem breve, concisa, precisa e direta (justamente por sua característica de ser parte de uma comunicação veiculada no meio comercial).
De modo conceitual, podemos afirmar ainda, que os memorandos são tipos de comunicação internos, realizados entre unidades administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintos.
Importante citar ainda que este documento tem a característica fundamental de proporcionar uma forma de comunicação bem ágil, isso porque ele não precisa necessariamente respeitar quaisquer procedimentos burocráticos que dificultem a tramitação do referido ato de comunicação.
Importante ressaltarmos ainda que, visando evitar o aumento no número de comunicações realizadas, todos os despachos feitos ao memorando precisam ser realizados neste próprio documento e, caso haja falta de espaço, ai sim poderá ser utilizada uma folha de continuação anexa.
Por fim, para te auxiliar a compreender um pouco mais sobre a elaboração de um memorando e sabendo que ele se destina principalmente para os trabalhadores de uma determinada empresa, reunimos abaixo mais algumas dicas de como sua estrutura deve ser composta:
- Timbre da Instituição;
- Número do Memorando;
- Remetente;
- Destinatário, sendo este mencionado pelo cargo que ocupa;
- Indicação do Assunto;
- Local e Data;
- Corpo da mensagem, ou seja, o próprio texto;
- Despedida;
- Assinatura e Cargo.
Abaixo você pode conferir uma figura ilustrando todas as dicas listadas acima e como elas devem aparecer no memorando, confira:
Abaixo você pode conferir mais 2 modelos de memorando, e esses exemplos com certeza te auxiliarão muito.
Modelos de Memorando – Exemplos Práticos
Modelo 1
(TIMBRE)
MEMORANDO
PARA: _________________ DEPARTAMENTO DE MARKETING
DE: ___________________ DEPARTAMENTO RELAÇÕES PÚBLICAS
DATA: 26/12/1999
ASSUNTO: Estágio
A partir de 2 de janeiro de 1999, Sr. ______________, novo assistente do Gerente de Relações Públicas, fará estágio no Departamento de Marketing, durante uma semana. Gostaríamos de contar com sua assistência pessoal, de modo que o Sr. ____________ possa ter o máximo de aproveitamento e conhecimento de nossos produtos e de nossos clientes.
(a) ________________
Modelo 2
MEMORANDO Nº 23/05
DATA: 23/01/2005
Do Departamento de Pessoal
Ao Departamento de Assistência Técnica
Assunto: Rotatividade de Técnicos de Informática
Pedimos providências no sentido de tentar manter sua equipe atual de técnicos de informática, sem contínuas demissões, como tem acontecido até a presente data. Estamos com dificuldades de obter funcionários qualificados adequadamente às tarefas desse setor, além do que, os últimos demitidos estão entrando com um processo contra esta empresa na justiça do Trabalho por dispensa sem justa causa.
(a) __________________
Esperamos que estas dicas sejam uteis, mas caso tenha restado dúvidas, entre em contato conosco através de um comentário abaixo.
Veja também:
- Modelo de Declaração de Trabalho – Encontre Alguns Exemplos
- Modelos de Recibos Prontos – Encontre Diversos Exemplos
- Modelos de Telhados – Encontre Aqui Dicas, Fotos e Sugestões de Estilos
- Modelos de Convites de Casamento – Inspire-se com Nossas Ideias
- Modelos de Telhados – Quais Tipos de Coberturas Escolher
- Planta Baixa de Casas – Confira Exemplos e Projetos Prontos