Apesar das dificuldades enfrentadas pela economia nos últimos anos, o Brasil ainda vive a chamada época do “pleno emprego”, ou seja, independente da qualificação e exigência dos cargos, o número de brasileiros desempregados é muito baixo historicamente quando comparado a dados de anos anteriores.
Porém, estes dados recentes revelam uma estatística muito ruim, pois se de forma geral o desemprego é baixo, entre os jovens estes números saltam assustadoramente, comprovando que para esta classe de trabalhadores arrumar um emprego é muito mais difícil.
Justamente por isso, é fundamental que os jovens se preparem da melhor forma possível para enfrentarem as dificuldades do mercado de trabalho, buscando principalmente se qualificar através de cursos profissionalizantes e atitudes que enriqueçam seu currículo, como participação em trabalhos voluntários, seminários, palestras, entre outros.
Outra forma de se destacar em meio à multidão de pessoas que buscam um primeiro emprego é saber como “se vender”, ou seja, como preparar um currículo corretamente, destacando somente aqueles pontos essenciais que devem conter no documento e que são os que os recrutadores estão buscando.
Se você deseja obter mais informações sobre isso, consulte artigos que fizemos anteriormente sobre como fazer um bom currículo e currículo para primeiro emprego.
Feitas estas considerações iniciais, precisamos falar agora exclusivamente sobre este programa que contribui decisivamente para inserção dos jovens no mercado de trabalho sem comprometer seus estudos e seu desenvolvimento pessoal, trata-se do Programa Jovem Aprendiz.
De forma geral, este programa visa respeitar a Lei do Aprendiz, que diz que toda empresa de médio e grande porte deve ter de em seu quadro de colaboradores entre 5% e 15% de jovens aprendizes. São considerados tais colaboradores os jovens com idade entre 14 e 24 anos, que para participar do programa precisam continuar na escola e ainda participar de um curso de formação profissional.
Muitos jovens e seus pais, interessados em aproveitar as oportunidades oferecidas pelo programa, buscam informações sobre o mesmo porém raramente encontram. Isso acontece porque não existe um site ou portal dedicado exclusivamente ao Programa.
O que existe na verdade são iniciativas das empresas em oferecer tais oportunidades sazonalmente, por isso, para conseguir se inscrever em um determinado processo seletivo, é necessário que rotineiramente você acesse o site das grandes empresas que disponibilizam tais oportunidades.
E uma destas empresas são os Correios, que todo ano divulga em seu portal a abertura de inscrições para os jovens interessados em conquistar uma das vagas e assim iniciarem uma carreira de sucesso. Confira na sequência algumas informações sobre o Jovem Aprendiz Correios.
Programa Jovem Aprendiz Correios – Faça Sua Inscrição e Conquiste Uma Vaga
Entre os principais requisitos para participar do Jovem Aprendiz Correios estão:
- ter entre 14 e 22 anos de idade;
- estar cursando ou já ter terminado o ensino básico;
- possuir disponibilidade de tempo para trabalhar e participar das atividades das aulas práticas e teóricas que são ministradas através de instituição parceira dos Correios.
Já entre os principais benefícios oferecidos aos participantes do programa estão:
- bolsa auxílio equivalente a meio salário mínimo;
- vale transporte;
- vale alimentação;
- assistência médica;
- assistência odontológica.
Como dissemos inicialmente, as inscrições acontecem sazonalmente, de tempos em tempos, porém, praticamente em todos os últimos anos elas ocorreram, por isso, a principal dica que deixamos é esta: acesse sempre que possível o site dos Correios e busque pelas notícias de abertura de vagas no programa, pois somente lá você encontrará tais informações atualizadas.
Veja mais informações sobre o programa nesta reportagem:
Por fim, recomendamos que você leia mais este artigo sobre o programa: “Jovem Aprendiz CIEE“. Esta instituição (CIEE) centraliza diversas oportunidades de vagas criadas por empresas de todo Brasil. É mais uma forma excelente de conquistar uma vaga.
Esperamos que as informações reunidas aqui sejam de alguma forma uteis para você, porém, caso tenha restado qualquer dúvida, nos colocamos a disposição para saná-la. Para isso nos envie um comentário abaixo que rapidamente o responderemos.
Veja também:
- Programa Jovem Aprendiz Correios – Como Fazer Inscrição
- Programa Jovem Aprendiz Caixa – Como se Inscrever à uma Vaga?
- Jovem Aprendiz CIEE – Faça Sua Inscrição e Aumente Suas Chances no Mercado de Trabalho
- Vagas Para Menor Aprendiz – Como se Inscrever no Programa
- Currículo Para Primeiro Emprego – Como Preenchê-lo se te Falta Experiência Profissional
- Programa Jovem Aprendiz Caixa – Como Fazer Inscrição