Navegação lenta, downloads demorados e uploads eternos são apenas alguns dos reflexos de um plano de Internet de baixa qualidade e que já está pedindo urgentemente um “upgrade” para outra operadora.
E então, surge uma grande dúvida: Como escolher um plano de internet? Difícil, não é? Mas com nosso pequeno guia, você irá tirar isso de letra…
Antes de começarmos, tenha uma coisa em mente: O melhor plano para o fulano pode não ser o melhor plano para você.
O que é um Plano de Internet?
É um conjunto de benefício de as operadoras oferecem juntamente com o básico do básico, cada operadora busca inovar, dando mais limite de download e semelhantes.
Os planos não se limitam apenas à internet, algumas operadoras oferecem também minutos de ligação ou alguns aplicativo ilimitados.
Escolher um plano não se limita apenas a escolher o mais barato, mas o mais em conta dentro de suas limitações. Pra quê assinar um plano de 10gb se você não usa nem 2gb?
Primeiro Passo
O primeiro passo é entender um pouco mais sobre o seu consumo de internet, visualizando alguns dados importantes na escolha, como por exemplo:
- Quantas horas por dia eu passo longe do Wi-fi?
- Quantos GB de Internet eu costumo utilizar?
- Eu costumo enviar muitos arquivos para nuvem? (enviar músicas no WhatsApp também conta)
- Eu costumo realizar muitas ligações?
- Eu costumo utilizar bastante as redes sociais?
- Qual o orçamento mínimo que posso pagar?
- Antes de tudo, é importante que o usuário se conheça, para então, escolher o plano que se encaixe perfeitamente com seu perfil de usuário.
Segundo Passo
Agora que você já se conhece um pouco mais, está na hora de você responder as perguntas acima estabelecendo metas de plano.
Ou seja, criando um plano em sua cabeça e indo pesquisar para achar o mais semelhante.
Por exemplo: Irei assinar um plano que tenha pelo menos 2GB de Internet, WhatsApp ilimitado, voz ilimitada e seja no máximo R$ 30 mensalmente.
Terceiro Passo
Agora é hora de entrar no Google e pesquisar os melhores planos, vou te dar uma ajuda.
Os cinco pilares da Internet móvel brasileira são as seguintes operadoras: Claro, Tim, Oi, Vivo e Nextel.
Ou seja, procure os planos das mesmas e veja qual está mais dentro do seu perfil de usuário e do “plano dos sonhos” que você criou logo ali acima.
Quarto Passo
Suponho que nessa altura do campeonato você já escolheu o seu plano, agora é hora de comparar com o seu atual para ver se realmente ele vale a pena ou não.
Como fazer isso? Simples, faça o teste de velocidade de Internet.
Com poucos cliques você encontra no Google ou até mesmo na Play Store/App Store.
Existem uma vasta opção, veja quais os melhores sites para medir a velocidade da internet.
Quinto Passo
Já comparou?
Então, agora é o momento de assinar. Geralmente, os planos são pré-pagos, ou seja, você necessita realizar o pagamento para conseguir utilizar.
Mas sem problemas, já que você já fez o teste anteriormente e teve êxito, pode assinar sem medo.
Abuse dos Testes
Caso ainda tenha dúvidas, opte por planos semanais apenas para teste, e caso você aprove, faça o upgrade para o plano mensal.
E não se preocupe, você não irá perder o seu número. Atualmente, os celulares suportam dois/três chips, sendo possível uma ampla possibilidade de operadoras.
E se este plano não foi interessante para você, repita o processo citado acima até achar o ideal, mas com os passos acima, você irá marcar o gol de primeira!
E não esqueça de refazer o teste de velocidade com o novo plano assinado, para ter certeza de que fez a escolha correta.
Atualmente, os medidores de velocidade de Internet possuem históricos de medições, auxiliando nossa vida nestes quesitos.
Veja também:
- 2ª Via Boleto HSBC – Como Emitir Segunda Via da Fatura Online
- Portal do Servidor MG Contracheque – Veja Como Emitir Seu Documento Pela Internet
- Como Encontrar Assistência Técnica Komeco Mais Próxima?
- 2ª Via Net da Conta – Veja Como Atualizar Pela Internet
- ValeCard Alimentação – Como Ver Saldo do Cartão Online
- 2ª Via Escelsa de Conta – Como Emitir Segunda Via Online