Mesmo ainda hoje sendo muito controverso e sofrendo milhares de ataques e fortes críticas, além é claro dos questionamentos de praxe a respeito de sua legalidade e até mesmo moralidade, o Bolsa Família, criado na gestão do Presidente Lula e mantido pela Presidente Dilma, vem inegavelmente nos últimos se transformando em um dos maiores Programas de transferência direta de renda de todo planeta, beneficiando milhões de famílias brasileiras que viviam abaixo da linha da pobreza e miséria e portanto em situação de altíssimo risco.
Vale dizer ainda que o Programa é parte fundamental do plano de desenvolvimento nesta área desenvolvido pelo Governo Federal conhecido como “Brasil Sem Miséria”.
Outro dado relevante de se informar é que o Bolsa Família atende hoje em dia aproximadamente 16 milhões de brasileiros nas condições de miséria citadas acima, portanto, todos cidadãos que tenham como renda familiar máxima per capita valores inferiores à R$ 70,00 todos os meses, convenhamos, quantia ínfima e insuficiente realmente para subsistência.
Um ponto muito criticado pelas pessoas que são contra a existência do Programa é que ele é somente um modo de “assistencialismo barato” que visa angariar votos desta classe social, mas ao contrário do que dizem os críticos, o Bolsa Família é norteado através de 3 pontos fundamentais, que são eles:
- o primeiro é realizar uma distribuição de renda mais justa e igualitária, garantindo uma renda básica mínima às famílias assistidas;
- já o segundo ponto do Programa versa sobre a criação de algumas “condições” básicas para participação e permanência no Programa, garantindo assim que todos que precisam tenham acesso aos serviços (e direitos) básicos, como por exemplo educação, saúde, moradia, assistência social, entre outros, justamente porque, caso as famílias não cumpram tais exigências, elas são desassistidas;
- por fim, no terceiro item, o Bolsa Família objetiva criar condições para que estas pessoas atendidas possam brevemente ou a médio prazo, deixarem por si mesmas as condições de vida atual, e as ações aqui são principalmente de garantir aos participantes acesso ao ensino de qualidade e cursos de formação profissional para que este objetivo seja alcançado.
Uma falácia muito comentada ultimamente, principalmente pelos partidos que estão no Poder atualmente, é que se eles não se mantiverem nas próximas eleições, tal Programa corre um sério risco de ser extinto.
Pois bem, temos o dever de dizer que isto é apenas uma manobra política para “assustar” a população beneficiada, principalmente os mais pobres, que é de milhões pessoas, trabalhadores e representa grande parte do eleitorado.
Mas não se deixe influenciar por isso, pois independentemente dos resultados de cada eleição, seja qual partido ou coligação for a vencedora, programas como este e outros serão mantidos, pois é uma conquista do país como um todo e não apenas de um partido e seus números mostram sua eficiência no combate às desigualdades.
Calendário do Bolsa Família 2015 – Como se Inscrever no Programa?
Antes de falarmos propriamente a respeito do calendário do bolsa família, é importante informarmos ainda para aquelas famílias interessadas e que possuem direito de participação, como fazer sua inscrição no Programa.
Para se inscrever e ser contemplado no Bolsa Família é necessário que você procure a Prefeitura de seu município e peça sua inclusão no “Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal”, pois é através dele que as famílias inicialmente são selecionadas. Caso sua família não ultrapasse a renda de R$ 140,00 para cada um dos membros que a compõem, provavelmente o cadastro será realizado com sucesso.
Terminado este processo de cadastro, você receberá na sua residência sem custo algum um cartão do Programa com o qual poderá realizar o saque dos benefícios adquiridos em qualquer agência da Caixa Econômica Federal bem como na Casas Lotéricas (isso caso você seja aceito no Programa é claro). Para consultar quais valores sua família terá direito de receber e as condições para isso, acesse o link “Consultar Valores dos Benefícios” e informe-se detalhadamente.
Consulte o Calendário do Bolsa Família para 2015
Todo começo de ano, o Governo Federal informa a relação das datas que serão realizados os pagamentos dos benefícios dos cidadãos, sendo assim, para facilitar sua vida e para te ajudar a planejar seu orçamento da melhor forma possível, veja abaixo quais são as datas pagamento previstas pelo Calendário do Bolsa Família 2015.
Pronto, conforme dissemos anteriormente, eis acima o calendário do Bolsa Família atualizado desse ano. Agora basta apenas se programar para receber no dia correto o seu pagamento e fazer o uso devido do seu benefício.
No vídeo abaixo você pode assistir mais uma série de informações, confira:
Esperamos que as informações reunidas aqui lhe sejam uteis, porém, caso tenha restado qualquer dúvida, entre em contato conosco nos enviando um comentário abaixo, pois rapidamente responderemos a todos nossos leitores.
Veja também:
- Calendário do Bolsa Família 2014 – Datas de Pagamento
- Confira Como se Cadastrar no Bolsa Família – É Fácil Fazer Inscrição
- Quem Tem Direito ao Bolsa Família – Acesse e Confira
- Consultar Saldo do Bolsa Família pela Internet
- Qual o Valor do Bolsa Família – Confira Informações Atualizadas
- Cartão Minha Casa Melhor – Confira Como Solicitar o Seu